Engrenagem

O que é uma engrenagem?

São elementos criados para que os sistemas de transmissão de potência de uma unidade motora para uma unidade consumidora, geralmente são em formato circular e sempre operam em pares com seus dentes se encaixando nos espaços entre os dentes de outra.
Uma característica extremamente importante é o fato que em função da configuração ou arranjo destes elementos, podemos aumentar ou reduzir variáveis da transmissão, como por exemplo a rotação, velocidade angular e principalmente o torque.
Se a roda menor do par estiver no eixo motor, o trem de engrenagem reduzirá a velocidade e aumentará o torque. No caso de a roda maior estar no eixo motor, o trem irá acelerar a velocidade e reduzirá o torque.
A transmissão de movimento rotativo de um eixo para outro ocorre em quase todas as máquinas que se possa imaginar. As engrenagens constituem um dos melhores meios dentre os vários disponíveis para essa transmissão.

Quais são os formatos de engrenagens?

Possuem formato cilíndrico (engrenagem cilíndrica), cônico (engrenagem cônica), helicoidal (engrenagens helicoidais) ou reto (cremalheira).
• Engrenagem cilíndrica pode ter os dentes retos ou helicoidais.
• Engrenagem cônica de dentes retos ou helicoidais.
• Engrenagem para Corrente Din.